Você já ouviu falar de aerofobia? Uma pesquisa do IBOPE mostra que 42% dos brasileiros tem medo de viajar de avião de e estudos internacionais apontam que cerca de um terço (entre 20 a 40%) da população adulta tem medo de viajar de avião. A aerofobia é o medo de viajar de avião e algumas pessoas podem entrar em pânico só de estar em um aeroporto.
Alguns sintomas comuns são ansiedade, náuseas, tremedeira, respiração ofegante, tontura, aumento do ritmo cardíaco, entre outros.
Esse é um problema que pode atrapalhar bastante na hora de escolher um destino para suas férias, ou até mesmo naquele trabalho em que você precisa viajar de um estado para outro.
Separamos algumas dicas para te ajudar na hora do voo e que também podem te ajudar se você vai viajar de avião pela primeira vez:
Antes de viajar entenda seu medo
Antes de embarcar em um avião é importante que você entenda seu medo, analisando se é apenas um desconforto ou algo mais grave como um ataque de pânico.
Compreender se existe algo bem maior que um desconforto por estar nas alturas é a maneira ideal para você lidar com a situação. Psicólogos e psicanalistas podem te ajudar com mais eficiência a compreender e solucionar o seu medo.
No aeroporto
Chegar com antecedência no dia da sua viagem para se ambientar com o terminal pode ajudar a te acalmar. Procure se distrair dentro das lojas e cafés que ficam dentro dos aeroportos, observe os passageiros e como estão calmos antes de seu voo para entender que viajar é bastante seguro.
A alimentação antes do voo também é muito importante, procure ingerir comidas leves e beber bastante água para manter o corpo hidratado.
O avião
Andar de avião é bem mais seguro que andar de carro, por exemplo. As chances de uma pessoa sofrer um acidente aéreos é de 1 em 8 milhões, já acidentes com carro são de cerca de 1 em 18 mil.
Além disso havendo falha em algum sistema da aeronave sempre terá um segundo para substitui-lo, eles possuem equipamentos capacitados para que cada voo ocorra da melhor e mais tranquila maneira possível.
Procure sentar no corredor
Na hora de fazer a reserva procure sentar sempre nos assentos do corredor. Evitar olhar a janela pode trazer uma sensação mais tranquila e confortável durante o voo. Caso não seja possível escapar da janela, o ideal é mantê-la fechada e com isso obter maior serenidade durante o trajeto.
Procurar assentos na frente da aeronave ou próximos as asas do avião podem te ajudar também caso ocorra alguma turbulência, pois são as áreas que menos se sente a agitação.
Mas fique tranquilo, a turbulência faz parte de qualquer voo, acontece quando se tem mudança de velocidade, pressão ou temperatura do ar.
Mantenha-se distraído
Colocar uma playlist legal, ver filmes e séries em voos que disponibilizam uma cartela de filmes para você escolher ou até mesmo pelo celular e conversar com comissários de bordo, que já estão acostumados e preparados para lidar com passageiros com fobia é a melhor maneira para se distrair e manter a calma durante o trajeto de sua viagem.
Se dicas não forem o suficiente para você perder o medo de viajar de avião, o melhor a se fazer é buscar ajuda de um especialista que irá utilizar métodos corretos para você superar o seu temor e tornar o momento da viagem algo leve e prazeroso.
E é sempre bom lembrar que voar é o meio de transporte mais seguro do mundo! Os aviões comerciais passam por um controle de segurança rígido e cumprem inúmeras exigências antes de cada voo. Isso permite que as viagens se tornem a cada dia mais seguras.