Saiba mais sobre a campanha de prevenção ao câncer de mama.
Campanhas de conscientização são muito populares. Ao longo do ano, cada cada mês vem sendo dedicado a uma causa específica. Em outubro, o tema é a prevenção do câncer de mama.
A campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 90. Alguns estados começaram a lançar campanhas sobre o assunto e após a grande adesão popular, a campanha foi aprovada pelo Congresso Americano. A partir desse momento, o mês de outubro foi reconhecido nacionalmente como o mês da prevenção ao câncer de mama.
Nessa mesma época, o famoso “laço rosa”, que se tornou símbolo da campanha, começou a ser usado. Ele foi criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990, na cidade de Nova York.
No Brasil, a campanha começou a ser mais divulgada a partir de 2002. Para o lançamento oficial, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi todo iluminado com luzes cor de rosa. Desde então, todos os anos, o mês de outubro tem sido dedicado a disseminar informações sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama.
Sobre a causa da doença, não há uma conclusão sobre um fator único que a faça surgir no organismo. Na verdade, muitos são os fatores que podem ser associados ao câncer de mama. É importante se atentar que o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. Para manter os cuidados em dia, a recomendação dos especialistas é o autoexame. Ele pode ser feito regularmente pela mulher com um simples toque na mama e regiões próximas (axilas e pescoço).
Fatores hereditários, sedentarismo, uso contínuo de contraceptivos e/ou reposição hormonal podem contribuir para uma maior disposição a se ter a doença. Fique ligada e busque acompanhamento médico se perceber qualquer anormalidade.
Outubro Rosa: é tempo de se cuidar!
Acompanhe a Yin’s Brasil nas redes sociais: @yinsbr.